.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda-feira a Sexta-feira de 7h às 12h.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

          O povoamento do município verificou-se em meados do século XVIII, quando o coronel Cipriano Lopes Galvão em 1755 veio de IgaraçuPernambuco, para a região do Seridó, comprando datas de terra na localidade de Totoró, onde manteve uma fazenda de gado fixando residência até sua morte em 1765.

          Em 1777, ano castigado por grandes estiagens no sertão, os rebanhos desta região foram quase todos dizimados. D. Adriana de Holanda e Vasconcelos, viúva de Cel. Cipriano, era grande pecuarista. Com a seca faltava alimentos para o gado que se distanciava do Totoró a procura de pasto, subindo a Serra Azul, atual Serra de Sant’Ana. Era preciso campear o gado, o que era feito pelos escravos, sob as ordens de D. Adriana. Seguindo as veredas deixadas pelo gado, os escravos chegaram à beira de uma lagoa, onde encontraram muito gado pastando ao seu redor.

          No dia seguinte, descobriram pelo arredores mas uma lagoa onde pastavam muitas raízes. Dai a denominação de “Lagoa Nova”. Ciente da descoberta, D. Adriana mandou erguer um curral perto da lagoa, para que o gado permanecesse por lá, verificando que aquelas terras estavam de voltas. Viajou a Natal e requereu a sesmaria de Lagoa Nova, datando em 1793 o registro, conforme o processo de aquisição do 1º Cartório de Currais Novos.

        No século XVIII, chegaram os primeiros povoadores, dentre eles José Peixoto, que vivia do cultivo de cana de açúcar, feijão, milho e arroz. Por motivo de grande seca, abandonou suas terras migrando para outra região. De 1904 a 1925, outras famílias se fixaram na localidade, como as de Martins Francisco dos Santos, José Pereira de Lima, Joaquim Félix Pequeno, Ezequiel Serafim, entre outras.

Bairros

A área urbana possui cinco bairros:

Centro, Bairro Jesus Menino, Bairro Bernadino de Sena, Bairro Antônio Aciole, Bairro Clavinote.

Comunidades Rurais

O município de Lagoa Nova possui em sua área rural 19 comunidades rurais:

Sítio Umarizeiro, Sítio Barro Branco, Sítio de Dentro, Sítio São Francisco, Sítio Macambira, Sítio Buraco de Lagoa, Sítio Chã do Espinheiro, Sítio Mar Vermelho, Sítio Baixa Grande, Sítio Clavinote (em processo de urbanização), Sítio Ponta de Linha, Sítio Filgueira, Sítio Massangana, Sítio Baixa Verde, Sítio Santa Rita, Sítio Lagoa Nova, Sítio do Meio, Sítio Cabeço, Sítio Volta da Serra. Ainda existiu o Sítio Humaitá que foi totalmente incorporado ao perímetro urbano.

Distritos

O município possui apenas 01 Distrito:

Distrito Manoel Domingos

Assentamentos de Reforma Agrária

Projeto de Assentamento Cícero Anselmo, Projeto de Assentamento José Milanês, Projeto de Assentamento Santana, Projeto de Assentamento São Pedro, Projeto de Assentamento São José, Projeto de Assentamento Serrano.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Lagoa Nova - RN.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.